“Marie Kondo” é das personalidades mais conhecidas quando o assunto se trata de arrumação. É autora do método de arrumação chamado KonMari, discordante de diversas regras consolidadas no universo da organização.
Com os nossos roupeiros/closets por medida, poderá colocar em prática algumas das regras essenciais do método de Kondo.
1. Não arrume por divisões, arrume por categorias
Uma das maiores teorias da arrumação é o de arrumar uma divisão de um espaço de cada vez. Kondo defende que esta técnica não funciona, pois não concentrarmos categoria de coisas num único lugar da casa. Por exemplo: temos roupas em roupeiros, na casa de banho, na lavandaria. A dica é arrumar por categorias, por exemplo: livros, roupa, lembranças. A ideia é ver o que faz sentido manter e o que nos podemos desapegar.
2. Torne a arrumação num momento só seu
Na maioria das vezes, arrumamos a casa pela obrigação de mantê-la organizada e não pelo bem-estar interno que essa arrumação nos causa.
Para converter esta “obrigação” numa espécie de “prazer individual”, Marie recomenda realizar o processo de organização com calma, tempo e boa vontade, livre de distrações e problemas. A ideia é tirar um dia, começar logo cedo e filtrar o que faz e o que não faz feliz.
3. Estabeleça um objetivo
Como já foi dito, arrumar a casa é uma oportunidade para nos conhecermos, definir necessidades, desapegarmo-nos do passado e decidir viver só com o que traz alegria.
Tendo por base esta máxima, Marie aconselha ter um objetivo bem definido para a arrumação. Desta forma, as próximas etapas são mais fáceis de serem realizadas.
4.Guarde apenas o que lhe faz feliz
Na maioria dos casos, acumulam-se muitas coisas e ao arrumar apenas as coisas que estão no nosso campo de visão, faz com que tenhamos a impressão que a confusão foi eliminada.
Para evitar o regresso deste “caos”, deve fazer uma organização completa, seguindo a ordem: desapegar – arrumar.